ATENÇÃO

Período chuvoso começa em abril em AL; previsão é de chuva acima da média

Previsão tem relação com a transição do fenômeno El Niño para La Niña no segundo semestre
Por Adja Alvorável 30/03/2024 - 12:05

ACESSIBILIDADE

Semarh
Reunião discute prevenção a desastres naturais durante o período chuvoso
Reunião discute prevenção a desastres naturais durante o período chuvoso

O período chuvoso vai começar na segunda metade do mês de abril e vai até agosto. Este ano, a previsão é de volumes acima da média, o que aumenta a preocupação com desastres no estado.

Segundo o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, a previsão tem relação com a influência do El Niño no primeiro semestre e a transição para o fenômeno de La Niña no segundo semestre.

"As chuvas que estão previstas estão acima da normalidade", afirmou o meteorologista. Segundo ele, como o oceano está muito aquecido, esses volumes de chuvas podem vir em forma de eventos severos, como deslizamentos, alagamentos e inundações.

Tipicamente, o estado apresenta chuvas mais volumosas entre junho e julho. A partir de agosto, com o final do período chuvoso, até o final de setembro, quando acaba o inverno, a previsão é de tempo mais seco.

No dia 21 de março, a Semarh realizou o II Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso 2024 de Alagoas. O objetivo é integrar as instituições responsáveis pela prevenção em desastres naturais e traçar um panorama do que é esperado para o período chuvoso de 2024.

O ano de 2024 em Alagoas já foi marcado por fenômenos climatológicos atípicos, como chuva de raios na capital, além do primeiro tornado registrado no estado, no dia 22 de fevereiro, em Estrela de Alagoas.

Cidades se preparam para receber as chuvas

As projeções de chuvas acima da média para o período exigem uma preparação minuciosa por parte das autoridades e órgãos de segurança.

A Defesa Civil de Maceió informou que prepara o plano de ação antes do período chuvoso chegar, fazendo o levantamento das áreas de risco, identificando as demandas existentes em cada localidade, não somente para proteger as encostas, para evitar que haja deslizamentos de massa, mas também para realizar ações conjuntas com outras secretarias.

As ações de prevenção, como a limpeza de galerias de águas pluviais, a desobstrução de canais, manutenção das drenagens e poda de árvores, foram iniciadas em janeiro.

Já as ações emergenciais são colocadas em prática durante o período chuvoso. Elas fazem parte do escopo de atuação da Defesa Civil de Maceió, baseadas no eixo de resposta à população, que vem após as ações de I - prevenção, II - preparação, seguidas do IV - restabelecimento, depois dos eventos extremos.

“A Semarh permanece em monitoramento constante das condições hidrometeorológicas no estado, e durante a quadra chuvosa, esses trabalhos se intensificam. Há sempre pelo menos um meteorologista da Sala de Alerta operante, 24 horas por dia, acompanhando intensidade e volume das chuvas, seus impactos sobre os corpos hídricos estaduais e também emitindo avisos e alertas para as autoridades e população, caso haja necessidade”, informou Pinho.

Publicidade

Continua após a publicidade










Encontrou algum erro? Entre em contato