ATENÇÃO
Inmet emite alerta mais severo de chuva para Alagoas
Há risco de alagamentos, destelhamento de casas e queda de árvoresA Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram neste sábado, 30, alertas de chuvas para Alagoas. Os avisos do Inmet são de cor vermelha (grande perigo), laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial são válidos até domingo, 31.
Alerta de cor amarela
Na região sob alerta de cor amarela, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Há risco, ainda que baixo, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Alerta de cor laranja
Nas cidades sob alerta de cor laranja, haverá chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Nesses locais, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Alerta de cor vermelha
O alerta de cor vermelha é o de maior grau de severidade. Nas cidades com esse alerta pode haver chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Ainda não há risco de transbordamento de rios, diz Semarh
Segundo a Semarh, há iminência de chuvas com intensidade moderada, capazes de gerar acumulados significativos em diversas regiões do estado. As condições sinóticas atuais são marcadas pela atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera, associados a um distúrbio ondulatório de leste.
As áreas do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco serão as mais afetadas. Outras áreas do estado também podem ser afetadas, ainda que com menor intensidade. No entanto, até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas de Alagoas.
A Semarh alerta para riscos de alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, e para o potencial de cheias em pequenos riachos. Além disso, há elevado risco de deslizamentos em áreas de encosta.
A Semarh informou que monitora as condições de tempo e acompanhar o nível dos principais rios do estado, informando ao Corpo de Bombeiros de Alagoas e à Defesa Civil, tanto estadual quanto municipais, sobre as situações que precisam de atenção e fornecendo atualizações adicionais.
A SPDEN/Semarh recomenda que a população esteja atenta às recomendações das autoridades locais, evitando áreas de risco e tomando as devidas precauções para garantir a segurança de suas famílias e comunidades.
Recomendações
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia,
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Publicidade