BRANQUINHA
Mofo, remédios vencidos... idosa em situação de abandono é resgatada em AL
Resgate foi feito pela Defensoria Pública de Alagoas após uma denúncia
Uma idosa de 93 anos em situação de abandono foi resgatada pela Defensoria Pública de Alagoas (DPE-AL) em Branquinha, interior de Alagoas. Segundo o órgão, a idosa foi encontrada em um ambiente com condições de higiene precária. Além disso, a vítima fazia uso de remédios vencidos e tinha roupas com bolor de mofo.
O resgate aconteceu na quinta-feira, 28, mas as informações foram divulgadas pela DPE-AL nesta terça-feira, 2.
"Ao chegar na residência, foi constatado que a idosa ficava o dia todo trancada no imóvel, não dispunha da chave do local, não havia comida na geladeira, o fogão não tinha botijão de gás e, no horário da visita, a idosa ainda não havia se alimentado, relatou o defensor público João Augusto Sinhorin, responsável pelo caso.
O resgate foi possível após uma denúncia feita por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na última terça-feira, 26. No dia seguinte, durante o plantão judiciário, a DPE/AL entrou com uma Ação Civil Pública pedindo sua proteção e remoção para uma Instituição de Longa Permanência, o que foi concedido pelo Poder Judiciário no mesmo dia.
Após a constatação da situação de abandono, a Defensoria Pública solicitou à saúde municipal uma avaliação da saúde física e mental da idosa.
Os profissionais de saúde revelaram que a idosa não recebia acompanhamento há mais de um ano devido à recusa dos familiares em permitir o acesso das equipes de saúde à família. Além disso, ela não estava com a vacinação contra Covid-19 e gripe em dia.
Após o resgate, a idosa recebeu atendimento médico e foi encaminhada para a Instituição de Longa Permanência "Casa do Pobre Santo Antônio".
O órgão seguirá acompanhando o caso para assegurar que a idosa receba o devido suporte de assistência social, psicológica e de saúde.
Publicidade