EDUCAÇÃO

MP de Alagoas apura possível falha em edital para professores da Uneal

Ato foi assinado digitalmente pela promotora Maria Aparecida de Gouveia Carnaúba
Por Redação 20/02/2026 - 09:12
A- A+
Divulgação
Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)
Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)

O Ministério Público Estadual instaurou procedimento administrativo para apurar possível irregularidade no edital de concurso para professor da Universidade Estadual de Alagoas. A medida foi assinada na sexta-feira, 13, pela 25ª Promotoria de Justiça da Capital e publicada nesta sexta, 20.

A promotoria delimitou o objeto para “verificar acerca de possível irregularidade no edital de concurso público para provimento no cargo de professor da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL”, conforme consta na portaria.

Apesar da instauração, o órgão não informou na edição do Diário Oficial qual seria a possível irregularidade apontada no edital. O procedimento tramita sob sigilo, sem detalhamento público sobre os fatos que motivaram a abertura dos autos.

O resultado final do último concurso com 127 vagas para professores efetivos foi divulgado pela Uneal, por meio da Comissão Organizadora em dezembro de 2025. O processo seletivo foi iniciado em maio para garantir o cumprimento de todas as fases previstas no edital.

O concurso da Uneal ofereceu vagas para os cargos de professor, da carreira do Magistério Superior, nível Assistente - II, Classe A, das quais são 118 vagas para 40 horas semanais e nove vagas para dedicação exclusiva.

As vagas estão distribuídas entre os 36 cursos da instituição dos seis campi localizados nos municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.

Com base no art. 26 da Lei nº 8.625, de ,12 de fevereiro de 1993, e na Lei Complementar Estadual nº 15, de ,22 de fevereiro de 1996, foi instaurado o Procedimento Administrativo nº SAJ-MP: 09.2026.00000174-2. O ato foi assinado digitalmente pela promotora Maria Aparecida de Gouveia Carnaúba.


Encontrou algum erro? Entre em contato