SAÚDE

Distribuição de canabidiol no SUS começará em maio

Remédio vai para portadores de distúrbios neurológicos e síndromes raras com indicação médica
Por Redação 16/04/2024 - 14:56

ACESSIBILIDADE

Divulgação
O uso do canabidiol, que é psicoativo, mas não psicotrópico nem tóxico por si, só é indicado em casos extremos de algumas doenças
O uso do canabidiol, que é psicoativo, mas não psicotrópico nem tóxico por si, só é indicado em casos extremos de algumas doenças

Depois de meses de incerteza, a distribuição de canabidiol no SUS em São Paulo tem data para começar. O governo disponibilizará os medicamentos à base de cannabis medicinal a partir do próximo mês de maio. As informações são do G1.

Os pacientes que poderão retirar o remédio gratuitamente são aqueles portadores de distúrbios neurológicos ou síndromes raras e que possuam indicação médica. Sancionada no começo de 2023, a lei só ganhou corpo em dezembro passado, quando a política de distribuição foi regulamentada. Quando falamos da aprovação, a demora se torna ainda mais impressionante, um ano de espera.

Acesso ao canabidiol no SUS foi considerado restrito. Quando divulgada, a política de distribuição do canabidiol no SUS deixou a desejar. Isso porque o medicamento só estará disponível para pacientes portadores de três doenças.

A distribuição gratuita estará disponível apenas para pacientes com:

Síndrome de Dravet
Síndrome de Lennox-Gastout
Esclerose Tuberosa
O problema é que, os estudos mais recentes, apontam que a cannabis medicinal é eficaz em tratamentos mais amplos, como o da depressão, insônia, dores crônicas, entre outras comorbidades.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato