ALERTA
Moradores do Farol denuciam focos de dengue em reservatório de água da BRK
Casos de dengue em Maceió confirmam tendência de alta devido a período chuvosoMoradores do bairro do Farol, nesta segunda-feira, 15, fizeram uma denúncia sobre um potencial perigo que se aproxima da região: focos de dengue identificados em cima de um reservatório de água de propriedade da empresa BRK. Imagens mostram o acúmulo de água parada, onde pode criar condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti, o vetor transmissor da dengue.
A preocupação com a propagação da dengue tem sido frequente em todo o estado com a apreensão do aumento dos casos da doença. A identificação desses focos em cima de reservatórios de água, que é de responsabilidade da empresa de saneamento BRK, aumentou esse receio.
O Brasil concentra 83% de todos os casos de dengue em países das Américas (América do Sul, Central e Norte), segundo dados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). No total, o Brasil registrou cerca de 4,6 milhões de casos de dengue neste ano.
Os casos de dengue em Maceió confirmam tendência de alta da doença neste período de elevadas temperaturas e chuvas, quando o clima favorece o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Até o momento, o estado de Alagoas já registrou duas mortes por dengue em 2024. Outros quatro óbitos estão sob investigação.