HOSPITAL
Veredas anuncia alta de procedimentos, mas não paga salários em dia
Produção cresce em fevereiro, mas unidade não repassa dinheiro para completar piso de enfermagemA direção do Hospital Veredas, em Maceió, anunciou aumento notável no número de procedimentos cirúrgicos realizados na unidade encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no mês de fevereiro. Segundo o diretor médico da instituição, Dr. Miquéias Silva Damaceno Júnior, o aumento demonstra o "compromisso contínuo em oferecer serviços de saúde de alta qualidade, acessíveis a todos os cidadãos".
O médico afirma que a instituição e seu corpo técnico entendem que a procura pelos serviços na unidade reflete o "compromisso [da instituição] de contribuir para o aprimoramento do SUS, assegurando que cada paciente receba atendimento de excelência". Segundo ele, os profissionais estão empenhados em oferecer cuidados excepcionais e acessíveis a todos os que buscam os serviços. Ao todo, foram realizados 454 procedimentos cirúrgicos pelo SUS em fevereiro, o que eleva a receita. O Hospital Veredas é filantrópico e tem mais de 60% de seus atendimentos a população feitos através do SUS.
Salários
Infelizmente o crescimento nos atendimentos realizados no Hospital Veredas não representam benefícios aos funcionários da unidade. Ainda na semana passada, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) informou à população do estado que solicitou a intermediação do Ministério Público Federal para buscar uma solução sobre o atraso - desde dezembro do ano passado - no pagamento da contrapartida enviada pelo governo federal e que viabiliza o complemento do piso salarial nacional da enfermagem.
Segundo o Sateal, a unidade recebeu até o momento os valores referentes aos meses de dezembro, 13º, janeiro e fevereiro e, mesmo assim, até este mês de abril não repassou o dinheiro aos trabalhadores. A direção também não dá explicações e nem negocia com os profissionais, segundo o sindicalista.
“Estamos na expectativa de uma posição do MPF pelo pagamento desses recursos e não descartamos ir para as ruas denunciar a situação, caso a empresa não resolva o problema. Trata-se de um recurso federal que está exclusivamente destinado aos profissionais da enfermagem, que neste momento estão amargando prejuízos por desorganização da empresa”, destacou Mário Jorge, presidente do sindicato.
O Hospital Veredas é alvo de constantes denúncias por parte dos trabalhadores pela inadimplência constante no pagamento da folha salarial. A direção da unidade já atribuiu o atraso, em outras ocasiões, ao governo do estado, responsável pelo repasse do dinheiro. Neste caso do complemento para o piso de enfermagem, no entanto, os recursos são repassados diretamente pelo governo federal e há justificativas para a retenção do dinheiro.
Publicidade