DESDE DEZEMBRO

Sindicatos denunciam suspensão de salários da enfermagem no Sanatório

Entidades pedem ao MPF mediação para resolver problema
Por Tamara Albuquerque 11/04/2024 - 14:37

ACESSIBILIDADE

Cortesia ao EXTRA
Profissionais denunciam atraso salarial mesmo com recursos enviados pela União para pagar piso de enfermagem
Profissionais denunciam atraso salarial mesmo com recursos enviados pela União para pagar piso de enfermagem

Sindicatos das categorias que formam a enfermagem, em Alagoas, denunciam que auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros do Hospital Sanatório estão desde dezembro do ano passado sem receber o dinheiro enviado pelo governo federal como contrapartida  para o complemento do piso salarial nacional da enfermagem.

No último dia 4 de março, o governo federal distribuiu para Alagoas os valores referentes ao repasse de fevereiro da assistência financeira complementar para o pagamento do piso da rede pública. O EXTRA divulgou que o repasse para o Governo Paulo Dantas foi de R$1.953.786,21. Para o governo JHC o repasse chegou a R$ 2.786.502,17.

No caso dos profissionais do Hospital Sanatório, o repasse do dinheiro para efetuar o pagamento do piso é feito pela Prefeitura de Maceió, de acordo com os sindicatos, uma vez que o recurso entra no estado através do município, que contrata os serviços do Hospital Sanatório. O Sateal (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas) esclarece que a unidade de saúde é filantrópica e tem mais de 60% de seus atendimentos através do SUS. 

Depois de tentativas frustradas para negociar o pagamento em atraso com a gestão municipal, o Sateal junto com o  Sineal (Sindicato dos Enfermeiros) acionaram o Ministério Público Federal para mediação no caso. “Os Sindicatos pediram ainda audiência com a gestão da saúde de Maceió para ter mais detalhes dos motivos que estariam impedindo o pagamento dos profissionais”, explica o presidente do Sateal, Mário Jorge. 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato