DESDE DEZEMBRO
Sindicatos denunciam suspensão de salários da enfermagem no Sanatório
Entidades pedem ao MPF mediação para resolver problemaSindicatos das categorias que formam a enfermagem, em Alagoas, denunciam que auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros do Hospital Sanatório estão desde dezembro do ano passado sem receber o dinheiro enviado pelo governo federal como contrapartida para o complemento do piso salarial nacional da enfermagem.
No último dia 4 de março, o governo federal distribuiu para Alagoas os valores referentes ao repasse de fevereiro da assistência financeira complementar para o pagamento do piso da rede pública. O EXTRA divulgou que o repasse para o Governo Paulo Dantas foi de R$1.953.786,21. Para o governo JHC o repasse chegou a R$ 2.786.502,17.
No caso dos profissionais do Hospital Sanatório, o repasse do dinheiro para efetuar o pagamento do piso é feito pela Prefeitura de Maceió, de acordo com os sindicatos, uma vez que o recurso entra no estado através do município, que contrata os serviços do Hospital Sanatório. O Sateal (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas) esclarece que a unidade de saúde é filantrópica e tem mais de 60% de seus atendimentos através do SUS.
Depois de tentativas frustradas para negociar o pagamento em atraso com a gestão municipal, o Sateal junto com o Sineal (Sindicato dos Enfermeiros) acionaram o Ministério Público Federal para mediação no caso. “Os Sindicatos pediram ainda audiência com a gestão da saúde de Maceió para ter mais detalhes dos motivos que estariam impedindo o pagamento dos profissionais”, explica o presidente do Sateal, Mário Jorge.
Publicidade