São Miguel dos Campos
Pai e madrasta de menina espancada até a morte são absolvidos
Allexia Sophia tinha 5 anos e morreu após ser espancadaApós um julgamento que se estendeu por cerca de 12 horas no Fórum de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, o Tribunal do Júri absolveu, nesta quinta-feira (9), o pai e a madrasta da pequena Allexia Sophia, de 5 anos. O casal era acusado de espancar a criança até a morte em julho de 2023, na cidade onde o crime ocorreu.
Inicialmente detidos como os principais suspeitos do falecimento da menina, a madrasta foi solta pouco depois, mediante medidas cautelares que foram revogadas com o desfecho do julgamento. O pai de Allexia permaneceu sob custódia até a decisão do júri, momento em que foi liberado.
No dia 16 de julho do ano passado, Allexia Sophia foi levada pelo casal até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, onde alegaram que a criança havia sofrido uma queda no banheiro. No entanto, a equipe médica de plantão identificou diversos hematomas pelo corpo da menina, além de contradições nos relatos do pai e da madrasta. Diante da gravidade dos ferimentos, a criança foi intubada e transferida em estado crítico para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Três dias após o incidente, Allexia veio a óbito. A necropsia realizada pelo Instituto de Medicina Legal de Maceió concluiu que a causa da morte foi um "tromboembolismo pulmonar", uma obstrução das artérias pulmonares provocada por um "trauma sofrido por instrumento contundente".
Conforme relatos do Conselho Tutelar, há indícios de que a menina era vítima de tortura, sendo que o motivo aparente das agressões era o fato de ela urinar na cama. Inicialmente detidos pelo crime de maus-tratos, na modalidade abandono, o falecimento de Allexia levou as autoridades a investigarem o caso também como homicídio.