COQUEIRO SECO

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens é tombada pelo Governo Federal

Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca importância histórica
Por Assessoria 10/05/2024 - 15:13

ACESSIBILIDADE

IPHAN
Prédio histórico agora está inscrito nos Livros do Tombo das Belas Artes
Prédio histórico agora está inscrito nos Livros do Tombo das Belas Artes

A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, situada em Coqueiro Seco, região metropolitana de Alagoas, foi oficialmente tombada nesta quinta-feira (9), durante a 104ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O prédio histórico agora está inscrito nos Livros do Tombo das Belas Artes e do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, que reconhece a sua importância histórica e arquitetônica.

"O tombamento da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens é um marco para a história e a cultura de Alagoas. Esta edificação não apenas representa um patrimônio arquitetônico singular, mas também é um testemunho vivo da devoção e da identidade religiosa da região desde os tempos coloniais. Sua importância vai além das paredes físicas, pois se integra de forma única à paisagem e à história da cidade, refletindo a interação entre fé, arte e vida cotidiana", destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas.

Para o Gerente de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), Pablo Maia, o tombamento representa um reconhecimento do valoroso patrimônio que o estado de Alagoas possui, de relevância nacional. “Os detalhes arquitetônicos, como os singulares embrechados das torres, de uma arquitetura que remonta ao século 18 e se estende até o século 19, evidencia a riqueza histórica e cultural desta edificação. Este é apenas um exemplo do vasto patrimônio histórico e também referência religiosa para diversas manifestações imateriais associadas que Alagoas tem a oferecer, não apenas aos alagoanos, mas a todo o país”, disse o gestor.

A edificação, iniciada em 1790 e concluída nos primeiros anos do século XIX, se destaca pela sua qualidade artística, combinando elementos dos estilos rococó e neoclássico. Além disso, sua posição estratégica no alto de um morro, voltada para a Lagoa Mundaú, a destaca como um ponto de referência histórica e cultural na região.


Encontrou algum erro? Entre em contato