ASSASSINATO

'Chumbinho': o que é o veneno usado por pai que matou filho de 4 anos

Suspeito foi preso e confessou o crime para policiais
Por Arthur Fontes 29/05/2024 - 18:00

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Matheus Soares, confessou à Polícia Civil ter envenenado o filho de 4 anos
Matheus Soares, confessou à Polícia Civil ter envenenado o filho de 4 anos

Um assassinato por envenenamento chamou a atenção nas redes sociais, nesta segunda-feira (27), em Maceió. Matheus Soares, pai e acusado confessou ter praticado o envenenamento que matou o menino Anthony Levy Nascimento dos Santos, de 4 anos.

O criminoso confesso comprou por R$ 13,00 o veneno conhecido como chumbinho (para eliminação de ratos) numa loja na feira do Jacintinho. O "chumbinho" é um termo popular no Brasil para se referir a um tipo específico de pesticida ilegalmente comercializado, cuja forma e cor lembram pequenos grãos de chumbo. Seu principal componente é o aldicarbe, um composto químico altamente tóxico pertencente à classe dos carbamatos.

Quais as caracterísiticas do "Chumbinho" ?

O aldicarbe é um pesticida poderoso que atua como um inibidor da colinesterase, uma enzima essencial para o funcionamento normal do sistema nervoso. A interrupção dessa enzima provoca a acumulação de acetilcolina, levando a uma superestimulação dos nervos, músculos e glândulas.

No Brasil, o uso de aldicarbe para fins domésticos, especialmente como veneno de roedores, é ilegal desde 2012, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proibição foi motivada pelo uso indiscriminado e irregular do produto, que era empregado para envenenar não apenas roedores, mas também outros animais indesejados, e tragicamente, foi usado em crimes como homicídios, suicídios e abortos.

A toxicidade do chumbinho representa um risco significativo para seres humanos e animais. A intoxicação pode ocorrer por ingestão, inalação ou contato com a pele e mucosas.


Encontrou algum erro? Entre em contato