SAÚDE ANIMAL

Remédios para humanos podem ter efeito oposto nos pets; confira lista

Consequências do uso indevido de medicamentos são graves e podem matar os animaisntoxicações
Por Panoramapetvet 04/06/2024 - 16:52

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Remédios que nos aliviam podem ter efeito oposto nos bichinhos
Remédios que nos aliviam podem ter efeito oposto nos bichinhos

Quem tem pet sabe: não há nada mais angustiante do que vê-lo sofrer. O coração fica apertado e a vontade de ajudar é imensa, mas é nesses momentos que corremos o risco de tomar decisões precipitadas. Alguns remédios que nos aliviam podem ter efeito oposto nos bichinhos. Por isso, lembre-se que existem medicamentos proibidos para cães e gatos.

As consequências do uso indevido de medicamentos são graves. Quando ingeridos pelos animais de estimação, podem resultar em sérias intoxicações, problemas renais, gastrites, úlceras, alergias e, em casos extremos, até mesmo a perda do nosso fiel companheiro.

Felizmente, existem inúmeros medicamentos desenvolvidos exclusivamente para uso veterinário, produzidos com base em estudos científicos e com dosagens precisas para garantir a segurança dos animais. No entanto, mesmo esses remédios devem ser administrados apenas sob orientação veterinária.

10 medicamentos proibidos para cães e gatos


Nem todos os medicamentos de uso humano são tóxicos para os animais. No entanto, mesmo aqueles que podem ser oferecidos devem ser prescritos por um profissional, levando em consideração características individuais, como tamanho e peso do pet.

A seguir, veja alguns medicamentos que você não pode dar ao seu companheiro peludo:

1-Aspirina
2-Tylenol
3-Feldene
4-Inflamene
5-Voltaren
6-Cataflam
7-Piridium
8-Ibuprofeno
9-Nimesulida
10-Antidepressivos

Seu pet ingeriu algum desses medicamentos acidentalmente? Consulte um médico veterinário de confiança, e informe qual foi o remédio e a quantidade aproximada. Assim o profissional conseguirá tomar as medidas necessárias para garantir a desintoxicação e a recuperação do bichinho.


Encontrou algum erro? Entre em contato