ALERTA!

Chuvas ameaçam municípios com transbordamento dos maiores rios de Alagoas

Rio São Miguel ultrapassa cota de transbordo e pode invadir áreas ribeirinhas em dois municípios
Por Tamara Albuquerque 08/06/2024 - 16:35

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Casas submersas pelo Rio São Miguel em 2022
Casas submersas pelo Rio São Miguel em 2022

As chuvas que caem em Alagoas desde a quinta-feira, 6, ameaçam fazer transbordar as principais bacias hidrográficas do estado. O nível do Rio São Miguel já ultrapassou a cota de atenção na manhã deste sábado, 8, que é de 300 cm, e agora à tarde alcançou 347 cm no município de São Miguel dos Campos. A situação é de alerta, pois o município tem uma cota de transbordamento de 360 cm e a tendência é de elevação, podendo invadir áreas ribeirinhas a qualquer momento.

Segundo boletim sobre monitoramento da situação, divulgado pela Sala de Alerta da Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), as chuvas afetam principalmente a região metropolitana de Maceió e a faixa leste do estado. Além de São Miguel dos Campos, o rio pode gerar transbordo em Roteiro.

Os demais rios como Jacuípe, Mundaú e Paraíba estão recebendo contribuições das chuvas, aumentando suas respectivas vazões, segundo o boletim. Até o momento, essas fontes não atingiram as cotas de atenção e alerta, portanto, ainda não representam risco de transbordamento. 

Rios litorâneos de pequena extensão como o rio Jacarecica, também merecem atenção especial com risco de transbordamento. Nesses casos, a Defesa Civil sempre orienta a população que procure lugares seguros, abrigos nas casas de parentes até a situação se normalizar.


Encontrou algum erro? Entre em contato