CADASTRO ESTADUAL
Projeto de Lei propõe expor nomes de pedófilos condenados em Alagoas
Supremo Tribunal Federal legitimou esses cadastros estaduais em votação unânimeO deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL) o Projeto de Lei 873/2024. A proposta cria o Cadastro Estadual de Pedófilos em Alagoas, reunindo informações sobre condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes com decisão transitada em julgado.
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já possuem cadastros semelhantes, contendo fotos, dados pessoais, situação penal e circunstâncias dos crimes. O Supremo Tribunal Federal (STF) legitimou esses cadastros estaduais em votação unânime da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6620, realizada em 18 de abril deste ano.
O projeto de Ayres considera pedófilos aqueles com decisão transitada em julgado em processos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) será responsável pelo cadastro, atualização e divulgação dos dados, observando as determinações legais.
Para a retirada do nome do cadastro, o condenado deve apresentar um requerimento à SSP/AL comprovando o cumprimento da pena. A confirmação será feita pelo órgão competente e, em até 60 dias, o nome será removido do cadastro.
O parlamentar justificou o projeto mencionando o aumento de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, ressaltando a importância da segurança e do monitoramento para prevenir a reincidência desses crimes. O projeto também visa apoiar a ressocialização dos condenados, buscando reparação à sociedade.