EMERGÊNCIA
AL: Samu contabiliza 20 mil atendimentos nos primeiros seis meses de 2024
Dados abrangem as Centrais em Maceió e Arapiraca, além das 32 Bases DescentralizadasO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou 20.866 atendimentos nos primeiros seis meses deste ano, conforme relatório semestral divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta sexta-feira, 12.
Os dados abrangem as Centrais em Maceió e Arapiraca, além das 32 Bases Descentralizadas pelo Estado, totalizando 10.658 atendimentos na capital, 4.965 em Arapiraca e 5.243 nas Bases.
Os serviços do Samu, operantes 24 horas por dia, sete dias por semana, incluem atendimento pré-hospitalar móvel por meio de ambulâncias, motolâncias e, também, socorro aéreo com helicóptero, garantindo rápida assistência em todo o território alagoano.
O atendimento inicia com o chamado telefônico gratuito pelo número 192, onde técnicos coletam informações essenciais e acionam o médico regulador para orientações precisas e o envio de ambulâncias quando necessário.
As ambulâncias são posicionadas estrategicamente para reduzir o tempo-resposta, priorizando o socorro imediato conforme a gravidade do caso, seguindo protocolos rigorosos do Ministério da Saúde (MS), como destaca o secretário Gustavo Pontes de Miranda.
Para casos como dores súbitas no peito, crises convulsivas, intoxicações, queimaduras, entre outros, o Samu é essencial, garantindo assistência qualificada e ágil em momentos críticos.