EM MACEIÓ

Enfermagem das Upas programam atos públicos cobrando repasses atrasados

Profissionais não recebem complemento do piso salarial depositado pelo governo na conta da Sesau
Por Redação com assessoria 17/07/2024 - 14:31

ACESSIBILIDADE

Sesau/AL
A UPA Jacintinho, em Maceió, situada no Ladeirão do Óleo, em Maceió
A UPA Jacintinho, em Maceió, situada no Ladeirão do Óleo, em Maceió

Os profissionais da enfermagem (técnicos e enfermeiros) das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Tabuleiro e Jacintinho voltam a enfrentar atrasos nos repasses do complemento do piso salarial nacional da enfermagem, recurso do governo federal enviado através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A situação é recorrente.

Os atrasos são referentes aos meses de abril, maio e junho de 2024, além do 13º salário dos funcionários da UPA Tabuleiro.

As UPAS são gerenciadas pelo INSAÚDE, que alega que não recebeu os recursos da Sesau para fazer o repasse aos trabalhadores. Reunidos em Assembleia unificada nesta terça-feira, 16, a categoria deliberou pela realização de atos públicos nos próximos dias em protesto aos atrasos. A mobilização pode interromper o atendimento de pacientes nas duas unidades.

“Além de não justificar os atrasos nos repasses dos recursos que já estão na conta do estado, a Sesau simplesmente não abre diálogo com as entidades sindicais representantes dos trabalhadores”, destacaram os presidentes do Sateal, Mário Jorge e do Sineal, Cinthia Ribeiro.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato