MOBILIDADE URBANA

Alunos da Ufal protestam contra extinção de ônibus para acesso ao Campus

Comunidade relata problemas com ônibus integração que substituiu 8 linhas com entrada na Ufal
Por Ana Luísa Ambrózio e Tamara Albuquerque 18/07/2024 - 16:54
Atualização: 30/07/2024 - 10:50

ACESSIBILIDADE

Ana Luíza Ambrózio
Estudantes da Ufal fazem protestos contra ônibus integração no Campus
Estudantes da Ufal fazem protestos contra ônibus integração no Campus

Alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) realizaram na tarde desta quinta-feira, 18, um protesto contra a retirada de oito linhas de ônibus do percurso dentro da universidade. Com cartazes e grito de ordem, os estudantes pediram que a medida fosse desfeita pela Prefeitura de Maceió.

O protesto fechou uma das pistas em frente à Ufal. Os estudantes alegam que a linha 400, que passou a fazer o percurso dentro do Campus, não facilita o acesso aos blocos de ensino.

"Estamos aqui protestando pelo nosso direito, pela retomada dos ônibus na universidade [...] só iremos sair da rua quando o superintendente do DMTT [André Costa] marcar uma reunião com os estudantes para amanhã. Essa é a nossa reivindicação", conta Marcos Feijó, estudante presidente do Centro Acadêmico de Relações Públicas.

Com a suspensão das linhas, um único ônibus passou a circular em modelo de integração, levando alunos e trabalhadores da entrada da Ufal até o Observatório, que fica no final do campus.

A medida foi implantada pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e entrou em vigor na segunda-feira, 8.

Segundo o DMTT, a linha 4000 foi criada para facilitar o acesso ao Campus, funcionando como um sistema de integração e dá agilidade aos sistema de transporte urbano. No entanto, os estudantes relatam dificuldades com a implementação da nova linha.

Segundo relatos, a linha integração, que deveria operar com intervalos de 15 minutos, está demorando muito mais. Isso tem levado os alunos a preferirem caminhar até seus blocos em vez de esperar pelo ônibus. Além disso, com a retirada dos ônibus, alguns alunos estão enfrentando gastos extras, pois muitos precisam realizar mais de quatro viagens por dia.

Leia a nota enviada pelo DMTT na íntegra:

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que na terça-feira (16) recebeu representantes dos estudantes e que ficou definida a ampliação do trajeto da linha 4000 - Circular UFAL, sendo que já naquele dia o ônibus passou a sair do campus, seguir até a antiga rotatória da PRF e retornar à universidade para o percurso interno.

O DMTT informa ainda que, também a pedido dos estudantes, será acrescentado mais um ônibus para a linha 4000, melhorando o atendimento dos usuários, já na segunda-feira (22).

Os ônibus pegam os passageiros nos pontos externos à UFAL, sem que haja a necessidade do estudante caminhar de um ponto para outro para ter acesso ao veículo. O órgão também atua em conjunto com a ILUMINA, para melhorar a iluminação no entorno da universidade, o que inclui os abrigos de ônibus localizados na entrada da instituição, em ambos os lados da Avenida Lourival de Melo Mota. Uma nova reunião ficou acertada para esta sexta-feira (19), na Reitoria, para que sejam compartilhadas as recentes alterações.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato