DECISÃO UNILATERAL
Usuários denunciam Unimed por concentrar atendimento para autistas
Operadora impõe que pacientes deixem médicos e clínicas onde fazem terapia e frequentem o Espaço TEUPais e responsáveis de crianças com autismo em Alagoas encaminharam denúncia ao Ministério Público e Defensoria Pública contra a decisão unilateral da operadora de saúde Unimed de concentrar os tratamentos aos pacientes no espaço exclusivo TEU (Terapias Especiais Unimed), excluindo a assistência em outros serviços. A operadora alega que no novo espaço os pacientes terão um plano terapêutico completo.
As famílias denunciam que essa mudança impõe o afastamento dos profissionais de clínicas onde as crianças estão acostumadas a frequentar e dos tratamentos que já fazem, colocando em risco o bem-estar e a saúde deles. Também relatam que a mudança visa unicamente reduzir os custos operacionais da Unimed, aumentando os lucros das operadoras à custa da qualidade do tratamento oferecido às crianças.
Pais e mães de autistas denunciaram aos órgãos que a operadora tem demonstrado postura autoritária e que afirma que pode levar a questão ao Judiciário para garantir que a exigências sejam aceitas. Profissionais citados na denúncia teriam alegado que a justiça defende a Unimed.
As famílias exigem dos órgãos uma investigação imediata sobre essa prática, bem como a responsabilização dos envolvidos. A comunidade espera que as autoridades tomem medidas rápidas e eficazes para proteger as crianças e suas famílias, assegurando que recebam o tratamento adequado e contínuo que tanto necessitam em locais onde pacientes já fazem a terapia.
Uma prática similar também estaria sendo adotada pela operadora Smile. Denúncia de usuários informam que a empresa está impondo marcações e fazendo descredenciamentos de urgências e emergência e clínicas, sem prévio aviso e exigindo que o atendimento seja feito segundo a indicação da operadora. Isso exclui trapias onde as crianças autistas estão habituadas ao atendimento.
Também denunciam que a maioria das clínicas procuradas por usuários informam que não atendem a Smile pelo fato deles não repassarem os pagamentos aos médicos e clínicas credenciadas. Até o momento da publicação desta reportagem, o Extra ainda não havia conseguido ouvir as empresas citadas já que os contatos estavam indisponíveis.
Leia a nota da Unimed na íntegra:
A confiabilidade dos beneficiários nos Serviços Próprios da Unimed Maceió tem como fatores principais a responsabilidade, compromisso e transparência. Diante disso, a Cooperativa sempre se colocou à disposição de seus clientes e, com a inaugurações das unidades Espaço TEU, convidou pais e familiares para conhecer as estruturas e seus profissionais, fortalecendo ainda mais a parceria equipe multidisciplinar-paciente, que é tão importante para o cuidado.
Reafirmamos o nosso compromisso com a excelência no atendimento e o respeito às escolhas de nossos beneficiários, em consonância com as coberturas contratuais, e permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto. Aos familiares que apresentaram manifestações por este veículo, estamos à disposição para esclarecer dúvidas e receber feedbacks através do telefone 82 2121-1770 ou do e-mail [email protected].