alagoas
MP Eleitoral realiza reunião para debater atuação nas eleições municipais
Reuniões contínuas visam fortalecer a estratégia conjunta e a fiscalização nos municípiosNesta sexta-feira, 16, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) promoveu uma reunião com representantes dos promotores eleitorais de Alagoas, com o intuito de debater e difundir boas práticas para aprimorar a atuação do Ministério Público Eleitoral (MPEleitoral) nas eleições municipais de 2024.
O encontro, realizado na sede alagoana do Ministério Público Federal, em Maceió, marcou o início de uma série de reuniões que deverão ocorrer até o pleito, com o objetivo de trocar ideias, debater informações recorrentes e construir soluções conjuntas para os desafios do processo eleitoral.
Durante a reunião, o procurador regional eleitoral Marcelo Jatobá Lôbo destacou a importância da colaboração entre os promotores eleitorais, enfatizando que a troca de experiências e a construção de estratégias conjuntas são essenciais para garantir um processo eleitoral equilibrado em todos os municípios alagoanos.
"Com esses encontros, podemos desenvolver soluções em conjunto para situações recorrentes, unindo esforços para que o processo eleitoral se dê da forma mais equilibrada possível", afirmou.Estiveram presentes na reunião os promotores eleitorais Jomar Amorim, Lídia Malta, Márcio Dória e Marcus Rômulo. Também participaram remotamente Adriano Jorge, Alex Almeira, Denis Guimarães, José Alves de Oliveira Neto e Paulo Barbosa.
Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de priorização dos municípios com situações mais complexas para atuar em colaboração com a Polícia Federal (PF). O PRE ressaltou a relevância de definir e indicar os municípios que exigem uma atenção especial, atendendo a uma solicitação da própria PF.Além disso, foram abordadas orientações gerais sobre o Sistema de Contas Eleitorais (SISCONTA), ferramenta essencial para o acompanhamento das contas de campanha dos candidatos.
Os promotores eleitorais presentes foram designados pelo Procurador-Geral de Justiça (chefe do MP Estadual) com o intuito de atuarem também como replicadores das discussões e orientações para os demais colegas em suas respectivas zonas eleitorais de atribuição, contribuindo para a disseminação de boas práticas e a efetiva fiscalização do pleito de 2024.