ALERTA

Menina de 5 anos morre vítima de meningite em Alagoas

Criança teve febre, manchas no corpo e dificuldade para respirar
Por Redação 20/08/2024 - 20:38

ACESSIBILIDADE

Ascom/Sesau
Vacinas são a forma mais eficaz de proteção contra a meningite
Vacinas são a forma mais eficaz de proteção contra a meningite

Uma criança morreu em Satuba, Região Metropolitana de Maceió, vítima de meningite. A morte aconteceu no fim de semana em uma unidade de saúde na cidade onde ela morava, mas o caso só foi divulgado nesta terça-feira, 20.

O tipo da doença está sendo investigado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A morte da menina foi confirmada pelo presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria, Marcos Gonçalves.

Em entrevista ao portal GazetaWeb, Marcos disse que foi solicitada a transferência da menina para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, mas ela já estava em estado grave.

Segundo o médico, a menina apresentou febre, rebaixamento do nível de consciência, sonolência, manchas no corpo e dificuldade para respirar.

A meningite é uma doença caracterizada por uma inflamação nas meninges, membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. Estudos internacionais indicam eficácia do imunizante em cenários epidemiológicos.

Uma audiência pública vai discutir o aumento de casos e a atual política pública de enfrentamento da meningite em Alagoas. O encontro será realizado nesta quarta-feira, 21, pelo Ministério Público Federal (MPF), às 14h, no auditório da Procuradoria da República no Estado de Alagoas, em Maceió. 

Na ocasião, será avaliada a necessidade e a viabilidade de introdução da vacina para meningite tipo B na rede pública. Isso porque este tipo da doença é o que causa maior preocupação, já que tem apresentado uma alta taxa de letalidade, especialmente em menores de dois anos, e para a qual há vacina disponível apenas na rede privada de saúde. As doses podem custar de R$ 630 a R$ 800.

Participarão do encontro o Ministério da Saúde, as secretarias municipal e estadual de Saúde, os conselhos regionais de Medicina e Enfermagem, as sociedades alagoanas de Infectologia e de Pediatria, os conselhos de saúde municipal de Maceió e estadual de Pernambuco, além de pessoas interessadas.



Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato