RECIFE

Suíte, banheira e freezer: celas de luxo são encontradas em presídio de PE

Fiscalização flagrou o ambiente com paredes revestidas de cerâmica, prateleiras e cosméticos
Por Redação 20/08/2024 - 20:29

ACESSIBILIDADE

REPRODUÇÃO/ CNN
Cama e celas com cerâmica foram encontradas em cadeia no Recife
Cama e celas com cerâmica foram encontradas em cadeia no Recife

Durante uma fiscalização realizada nesta segunda-feira, 19, no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, Pernambuco, pelos Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos (MDH), junto com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), foram encontradas celas no formato de suítes. Nas celas haviam banheiras, freezers, geladeiras e espelhos.

Imagens divulgadas pelo portal de notícias CNN mostram algumas dessas celas reformadas, com paredes revestidas de cerâmica, prateleiras com espelhos, produtos de estética e até gel para cabelo. Os membros da comitiva destacaram que apenas algumas celas tinham esses benefícios, enquanto em outras áreas os detentos dormem em camas de concreto.

Com base nas irregularidades que foram encontradas, o Ministério Público de Pernambuco será notificado para investigar o caso e apurar responsabilidades. As autoridades vão investigar como esses itens entraram no complexo e de que forma as reformas nas celas foram feitas.

Segundo o MDH, a visita atual ao Complexo do Curado dá continuidade às ações iniciadas pela Caravana de Direitos Humanos, liderada pelo ministro Silvio Almeida em 2023. Essa iniciativa percorreu as unidades prisionais e socioeducativas em diversos estados do país.

Em agosto de 2022, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) conseguiu reduzir em 70% a população do complexo penitenciário, que passou de 6,5 mil para menos de 2 mil presos. Em abril deste ano, a ministra Rosa Weber, então presidente do STF, visitou o local e recebeu um relatório do Gabinete de Crise do Tribunal de Justiça de Pernambuco, governo do estado, Ministério Público, CNJ e Defensoria Pública destacando áreas que ainda precisam de atenção.

A CNN tentou contato com a Secretaria de Administração Penitenciária sobre as celas mas não obteve resposta até o momento.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato