tensão na Câmara

Assista o momento em que Glauber Braga chama Arthur Lira de bandido

Deputado iniciou confusão ao usar seu tempo de defesa no Conselho de Ética
Por Redação 29/08/2024 - 09:04

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Braga e Lira: rivais na Câmara
Braga e Lira: rivais na Câmara

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acusou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de articular sua cassação. A declaração foi feita durante uma sessão do Conselho de Ética da Câmara nesta quarta-feira, 28. Durante a sessão, Glauber chamou Lira de "bandido" e afirmou que "quem articula o sequestro de bilhões do Orçamento público brasileiro, como tem feito o senhor Arthur Lira, é um bandido". Até o momento, Arthur Lira não respondeu às acusações.

Glauber Braga está sendo julgado no Conselho de Ética após agredir fisicamente um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) em 16 de abril deste ano. Durante a sessão, o deputado sugeriu que o relator do caso, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), estaria agindo em conluio com Lira para viabilizar sua cassação. "Esse relatório deveria ter a assinatura de Arthur Lira", declarou Glauber, lamentando que Magalhães estivesse "se prestando a esse papel".

A sessão começou com a análise da admissibilidade da denúncia contra Glauber Braga pelos chutes e empurrões desferidos contra o membro do MBL. Paulo Magalhães recomendou o prosseguimento do processo, o que levou Glauber a reforçar suas acusações de uma suposta articulação envolvendo Lira.

Além disso, o deputado destacou que o caso foi pautado para o mesmo dia em que se discutia o pedido de cassação do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), suspeito de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). Glauber afirmou que a escolha da data fazia parte de uma "armação política" para desviar a atenção do caso de Brazão.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato