BALNEABILIDADE

Litoral de Alagoas tem dez trechos impróprios para banhistas

Em Maceió, sete trechos críticos devem ser evitados por oferecer riscos à saúde
Por Tamara Albuquerque 01/09/2024 - 08:04

ACESSIBILIDADE

Sedetur
Litoral de Maceió
Litoral de Maceió

O domingo amanheceu convidativo ao banho de mar e as praias do litoral de Alagoas estão liberadas para o lazer. Porém, o banhista deve evitar 10 trechos apontados como impróprios pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA/AL) pela presença acima do limite de bactérias Escherichia coli, que pode prejudicar a saúde. Os técnicos do IMA também desaconselham banhos em trechos de praias com desague de água doce de rios, canais e córregos.

Em Maceió, dos 20 trechos pesquisados, sete não estão balneáveis (verifique o mapa abaixo). Apesar da beleza local, o IMA orienta evitar o banho de mar na Praia da Ponta Verde, no trecho da Avenida Silvio Carlos Viana, em frente corretora Márcio Raposo. Também recomenda não mergulhar na Praia de Jatiúca, no trecho da Avenida Álvaro Otacílio, em frente ao Hotel Maceió Atlantic.

A coleta das amostras para verificar a balneabilidade das praias foi realizada nos dias 28 e 29 de agosto em 66 trechos, entre Pontal do Peba e Maragogi. O litoral sul é o que apresenta maior número de praias limpas. Apenas o trecho que fica a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, continua inadequado para banho.

A classificação dos trechos como próprios e impróprios para banho baseia-se na resolução de número 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define os critérios de qualidade da água. Confira abaixo os trechos impróprios ao banho nas praias de Maceió.


Encontrou algum erro? Entre em contato