ALERTA DE GOLPE!
Golpistas usam a prova de vida para prejudicar beneficiários do INSS
Objetivo é ter acesso a dados, fotos e documentos para uso em roubosIdosos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são novamente alvo de golpistas, desta vez usando o argumento que vão fazer a prova de vida nas residências. Na nova modalidade, os golpistas estão se passando por servidores do instituto, utilizando farda e crachá falso e visitando as residências dos beneficiários para bater à porta dos beneficiários.
O objetivo é ter acesso a fotos, dados e documentos da vítima durante a falsa comprovação de vida. Ocorre que desde 2023 a realização da prova de vida é responsabilidade do próprio INSS. A recomendação para não cair no golpe da prova de vida é não atender aos golpistas e nem fornecer quaisquer informações ou documentos.
O INSS reforça que não está convocando os beneficiários para realizar procedimento de prova de vida ou de recadastramento. O Instituto também não está fazendo ações de visitas às residências de aposentados e pensionistas.
Caso receba uma visita desse tipo, é um golpe. Se receber a falsa visita, denuncie na ouvidoria do Governo Federal ou pelo telefone 135. A polícia também pode ser acionada. Os bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida estão suspensos até o final de 2024.