PESQUISA
Ranking: Alagoas é o sétimo pior estado para conseguir emprego
Brasileiros podem passar um ano e meio em média sem conseguirem um emprego formalAlagoas está entre os estados com maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho, ocupando a sétima posição nacional, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 1º pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em todo o Brasil, cerca de 8,6 milhões de trabalhadores estão sem emprego formal, o que revela uma situação crítica de desemprego, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Desse total, aproximadamente 2 milhões de pessoas buscam ativamente trabalho, enfrentando dificuldades que variam conforme a região e setor de atuação. Em Alagoas, onde o índice de desemprego é de 10%, fatores econômicos locais agravam a situação dos que procuram recolocação profissional.
Na Bahia, o índice atinge 14%, a maior taxa nacional, enquanto Pernambuco apresenta 12,4%. Alagoas possui índice semelhante ao de Sergipe e Piauí, demonstrando que o desemprego nas regiões Norte e Nordeste segue acima da média nacional. Confira o ranking completo das regiões:
● Bahia – 14%
● Pernambuco – 12,4%
● Amapá – 10,9%
● Rio de Janeiro – 10,3%
● Sergipe – 10%
● Piauí – 10%
● Alagoas – 10%
● Paraíba – 9,9%
● Amazonas – 9,8%
● Rio Grande do Norte – 9,6%