SEGURANÇA
Saiba como funciona o botão de pânico para motoristas por aplicativo
Governo de Alagoas estuda implantar a medida após a morte de um motorista durante corrida em MaceióDurante uma reunião entre a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) e representantes de motoristas por aplicativo ocorrida nesta sexta-feira, 22, foi discutida a possibilidade de implantação de um sistema de botão de pânico para a categoria. A ferramenta seria um recurso além do que é disponibilizado pelos aplicativos de transporte.
Algumas plataformas de transporte, como Uber e 99, disponibilizam um botão de segurança para motoristas e passageiros. Este botão tem como objetivo proporcionar um meio rápido e eficaz de pedir ajuda em situações de emergência.
O recurso que seria implementado pela SSP-AL é diferente do que é disponibilizado pelos aplicativos de transporte. Um exemplo que pode ser mais próxima da proposta da SSP-AL é o Mato Grosso (MT), onde o governo estadual implantou um sistema que permite que o motorista entre em contato diretamente com a Polícia Militar através do botão de pânico no dispositivo móvel. Ou seja, foi desenvolvido um sistema de emergência que se integra com a segurança pública, permitindo que o motorista em perigo seja rapidamente localizado e assistido.
Assim, o botão de pânico que a SSP-AL implantaria seria provavelmente um recurso diferente do botão de segurança presente nos aplicativos de transporte. Esse botão seria uma iniciativa do próprio estado, com objetivo aumentar a segurança dos motoristas de aplicativos, além de aproximar a ação das forças de segurança pública local. Essa integração direta com a central da polícia pode acelerar a resposta em situações de perigo.
Discussão acontece após morte de motorista
O encontro entre a SSP-AL e representantes de motoristas por aplicativo ocorreu após protesto pela morte do motorista Márcio Vieira Rocha, de 38 anos, vítima de latrocínio enquanto trabalhava. Ele foi encontrado morto em uma área de canavial na última quarta-feira, 20. Uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, 25.
Um jovem de 20 anos, suspeito de participar do crime, foi preso nesta sexta-feira, 22. De acordo com a polícia, outro suspeito de cometer o crime está foragido. Os policiais informaram que a dupla solicitou a corrida por um aplicativo e que, durante a viagem, anunciaram o assalto e amarraram as mãos e os pés a vítima.
Os criminosos mandaram Márcio fazer pagamentos via pix. Os criminosos conseguiram transferir R$ 90 para a conta do suspeito que foi preso e roubaram ainda um relógio, uma corrente e o celular do motorista.
As investigações apontam ainda que após roubarem Márcio Vieira Rocha, a dupla o levou para um canavial e esfaquearam a vítima cerca de 20 vezes. Eles ainda tentaram tocar fogo no carro, mas não conseguiram.