segurança pública
Alagoas bate recorde na redução de homicídios em 2024, informa SSP
Estado registra quedas históricas nos índices de violência em Maceió e ArapiracaAlagoas alcançou o melhor resultado da série histórica na redução de crimes violentos letais intencionais (CVLI) em 2024, segundo dados do Relatório do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Entre janeiro e novembro, o estado registrou uma queda de 52,3% nos casos em comparação a períodos anteriores.
Maceió e Arapiraca, as duas maiores cidades do estado, também se destacaram. A capital apresentou uma redução de 54,97% nos índices de criminalidade, enquanto Arapiraca alcançou uma retração de 45,2%. Até novembro, foram registradas 949 mortes violentas intencionais em Alagoas, contra 1.040 no mesmo período de 2023, o que representa uma diminuição de 8,75%.
No comparativo mensal, novembro de 2024 registrou 88 ocorrências de CVLI, contra 96 no mesmo mês do ano passado, uma redução de 8,33%. Ainda nesse período, o estado apresentou quedas nos casos de roubos a pedestres (-25,35%), residências (-37,50%) e motos ou similares (-36,88%).
Os casos de feminicídio permaneceram estáveis, com um registro em novembro deste ano e no mesmo período de 2023. Entre outubro e novembro de 2024, foram realizadas 150 prisões em ações voltadas para a prevenção e repressão ao crime.
Maceió registrou 330 mortes violentas intencionais entre janeiro e novembro de 2024, uma redução de 10,08% em relação às 367 ocorrências no mesmo período de 2023. A capital também apresentou quedas nos índices de roubos a pedestres (-21,37%) e motos (-47,30%).
Em Arapiraca, o segundo maior município do estado, houve uma diminuição de 4,35% nas mortes violentas, com 75 ocorrências em novembro de 2024 contra 82 no mesmo mês de 2023. A cidade também apresentou retração nos índices de roubos a pedestres (-55,10%) e motos ou similares (-23,09%).
O governador Paulo destacou a importância dos investimentos em segurança pública e a integração das secretarias do estado para alcançar os resultados. “Alagoas foi o estado do Brasil que mais investiu na segurança pública. E todo o investimento é feito através de planejamento estratégico, com equipes qualificadas, que em um esforço conjunto, favorecem a redução da violência e na conquista dos melhores indicadores sociais”, afirmou.
Ele ainda reiterou a política de tolerância zero contra o crime: “Em Alagoas, é trégua zero para a criminalidade. Quem cometer crime, tem que ser preso e punido, independentemente de classe social. Aqui a gente não admite que o criminoso fique impune. Todos que cometerem o crime, tenham certeza que nós vamos caçá-lo, até colocá-lo na cadeia. Essa é a determinação que nós vamos seguir com essa mesma firmeza até o último dia do nosso mandato.”
A apresentação dos dados contou com a participação de representantes das forças de segurança pública e dos secretários de Estado Vitor Pereira (Governo), Joaldo Cavalcante (Comunicação), Diogo Teixeira (Ressocialização e Inclusão Social) e Paloma Tojal (Prevenção à Violência), além do deputado estadual Alexandre Ayres.