ALTERNATIVA AO SENADO
Vaga no TCU pode virar “saída” para Arthur Lira
sugestão envolve a vaga do ministro Augusto Nardes, que tem sinalizado aposentadoria neste ano
Aliados de Arthur Lira (PP-AL) defendem sua indicação ao Tribunal de Contas da União como alternativa diante do cenário para o Senado em 2026. A sugestão envolve a vaga do ministro Augusto Nardes, que tem sinalizado aposentadoria neste ano, segundo informações publicadas nesta segunda-feira, 16, pelo jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.
A cadeira de Nardes é de indicação da Câmara. O nome escolhido será definido por votação secreta entre os deputados. Para aprovação, o candidato precisa de maioria absoluta, com ao menos 257 votos favoráveis no plenário.
Integrantes do grupo de Lira avaliam que a ida ao TCU pode reduzir os riscos ligados à disputa pelo Senado em Alagoas. O parlamentar já anunciou pré-candidatura e, publicamente, afirma que manterá o projeto eleitoral.
No cenário atual, o senador Renan Calheiros lidera levantamentos sobre a corrida ao Senado. Lira aparece em empate técnico com outros nomes. A possível candidatura do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, também é considerada por aliados.
JHC informou a interlocutores que pretende deixar o cargo em abril para disputar o Senado. Uma derrota poderia deixar Lira sem mandato, situação que não ocorre desde 1992, quando foi eleito vereador pela primeira vez na capital alagoana.
Além da vaga de Nardes, a Câmara decidirá nos próximos meses o substituto de Aroldo Cedraz, que se aposentará compulsoriamente ao fim de fevereiro. A indicação foi prometida ao PT em 2025, e o nome mais citado é o do deputado Odair Cunha.
A cadeira de Nardes também é disputada por outras legendas. O PL defende a indicação do vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes, para o posto, ampliando a concorrência interna na Casa.



