inadimplência
UPA do Tabuleiro corre risco de ficar sem energia por dívida de R$ 511 mil
Equatorial já notificou a unidade hospitalar; MPAL acompanha a situaçãoA Equatorial Energia informou ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) que notificou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins sobre a inadimplência nas faturas de energia elétrica referentes aos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.
A notificação, realizada em 2 de dezembro, alertou para a necessidade de regularização dos valores pendentes, com um prazo de 15 dias, sob risco de suspensão do fornecimento de energia à unidade hospitalar.
Ainda segundo a denúncia, o débito acumulado pela UPA atinge R$ 511.481,85, se considerados os valores em aberto entre 2023 e 2024. A concessionária enfatizou que, apesar dos esforços para resolver a situação de forma amigável com o governo estadual, as negociações não tiveram sucesso.
Diante do impasse, a Equatorial solicitou ao MPAL que acompanhasse a situação, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.
O caso foi encaminhado à 26ª Promotoria de Justiça da Capital para análise das implicações legais e a adoção das medidas cabíveis. O processo segue em andamento e está sendo monitorado pelas autoridades competentes.
Nota de esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu em nota oficial que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro do Martins é administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão (InSaúde), o qual, conforme especificado em contrato, tem a atribuição de realizar o pagamento das faturas de energia elétrica fornecida pela Empresa Equatorial.
Ressalta que os repasses financeiros por parte da Sesau para o InSaúde estão ocorrendo normalmente, não havendo razão para a inadimplência. Por esta razão, reforça que está adotando as medidas cabíveis para que o pagamento seja regularizado e, deste modo, não ocorra a suspensão no fornecimento de energia elétrica à UPA Tabuleiro do Martins.
Equatorial
Confira notificação da Equatorial na íntegra na Galeria de Arquivos