ATENÇÃO

Duas mortes: Sesau investiga casos suspeitos de ataques de aranha-marrom

Presença da espécie no estado ainda não foi confirmada oficialmente
Por Redação 03/02/2025 - 21:45
A- A+
Agência Brasil
A presença da espécie no estado ainda não foi confirmada oficialmente
A presença da espécie no estado ainda não foi confirmada oficialmente

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) investiga cinco casos suspeitos de ataques por aranha-marrom registrados entre agosto de 2024 e janeiro de 2025. Dois pacientes morreram. A presença da espécie no estado ainda não foi confirmada oficialmente.

As vítimas apresentaram sintomas como dor, inchaço, manchas arroxeadas e necrose na área afetada. O alerta da Sesau ocorre em meio ao alto número de acidentes com animais peçonhentos em Alagoas. Em 2024, foram 13.039 registros de ataques por escorpiões, 1.327 por abelhas, 457 por serpentes, 210 por aranhas e 125 por lagartas.

Diante desse cenário, a Sesau recomenda que a população adote medidas preventivas, como manter quintais limpos, evitar acúmulo de lixo e folhagens densas próximas a muros. Em caso de picada, a orientação é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediato. O estado possui 14 unidades com soro antiaracnídico, distribuídas nas 10 Regiões de Saúde.

Em Maceió, o atendimento especializado é realizado no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) e nas UPAs do Jacintinho e Tabuleiro do Martins. A recomendação é que, sempre que possível, a vítima tire uma foto do animal para auxiliar na identificação.

A Sesau também emitiu um alerta para que os municípios notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito ou confirmado de ataque por animais peçonhentos ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Além disso, reforça a necessidade de ações educativas contínuas para conscientização da população e capacitação dos profissionais de saúde.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato