bateu, levou!
Renan Filho rebate Jair Bolsonaro sobre ponte inacabada
Ministro dos Transportes acusa ex-presidente de manipular informações![O ministro dos Transportes, Renan Filho O ministro dos Transportes, Renan Filho](https://img.dhost.cloud/k9E90NjE8iTgQQ9gGIbAyl-Ht1o=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2024/11/830b6f6b-e702-4040-84fb-8f7e0c0f6db6-1.jpeg)
O ministro dos Transportes, Renan Filho, rebateu na sexta-feira, 7, críticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a ponte inacabada entre Xambioá (PA) e São Geraldo do Araguaia (TO). Bolsonaro publicou um vídeo na rede social X, no qual afirma que a obra, iniciada durante sua gestão, permanece sem conclusão.
Em resposta, Renan Filho garantiu que a ponte será entregue até junho deste ano e acusou o ex-presidente de omitir informações. “O que Bolsonaro omite para enganar é que ele deixou esta obra inacabada”, declarou o ministro.
Segundo ele, quando o atual governo assumiu o projeto, ainda restavam 40% da construção, incluindo o vão central, acessos, desapropriações e a licitação das cabeceiras. “Nós fizemos tudo isso em dois anos e vamos entregar essa ponte pronta até junho deste ano. Diferente deles, a gente entrega mesmo”, afirmou Filho.
A publicação de Bolsonaro no X compartilhava um vídeo de um apoiador que mostrava a situação atual da ponte e os transtornos enfrentados por moradores que precisam usar balsas para atravessar o rio Araguaia. O ex-presidente escreveu: “A quem interessa a não conclusão de obras quase prontas e um país sem infraestrutura? Compartilhe a verdade!”.
No vídeo, o apoiador de Bolsonaro afirma que a obra está parada há dois anos e acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não estar empenhado na conclusão. Ele sugere que Lula estaria "obcecado" pelo antecessor e pede que o petista “comece a trabalhar”. Outros apoiadores aparecem atravessando de balsa e exaltam Bolsonaro como “o melhor do mundo”.
A ponte sobre o rio Araguaia é uma das principais obras de infraestrutura na região e sua conclusão é aguardada há anos pelos moradores locais.