ALAGOAS
Paulo Dantas nomeia 50 novos delegados para reforçar segurança pública
Iniciativa faz parte de um conjunto de ações integradas para combater a violência no estado
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, nomeou 50 novos delegados da Polícia Civil na noite desta segunda-feira, 10, em cerimônia realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações integradas para combater a violência no estado e visa ampliar o quadro de servidores da categoria e agilizar investigações e elucidações de crimes.
Com as novas nomeações, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) passa a contar com 162 delegados. Os profissionais serão direcionados para atuar em delegacias distritais do interior, conforme a demanda de cada região. O governo estadual investiu mais de R$ 3 milhões no concurso público, considerado o maior já realizado para a categoria em Alagoas.
Paulo Dantas destacou que o último concurso para delegados ocorreu em 2012, com a contratação de 40 profissionais.
“Agora, apresentamos 50 novos delegados e temos um cadastro de reserva com mais 50. O concurso foi um dos mais disputados, com mil inscritos”, afirmou. O governador também ressaltou a redução de 53% nos casos de homicídios em 2024, o melhor resultado desde o início da série histórica em 2012.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, rebateu críticas e fake news sobre supostas fraudes em estatísticas criminais. “Usam narrativas para diminuir nossas realizações. Os números são produzidos por colegas de turma, mas preferem a mentira e os algoritmos”, disse. Ele convidou os críticos a conhecerem o trabalho da equipe de estatísticas e análise criminal.