POLÍTICA
Glauber Braga detalha em novo vídeo suposto esquema entre GG e Lira
Segundo o parlamentar, cerca de R$ 90 milhões em recursos foram desviados
O deputado federal Glauber Braga, publicou em suas redes sociais, um vídeo revelando detalhes de um possível esquema de orçamento secreto envolvendo o município de Rio Largo, em Alagoas.
Segundo o parlamentar, durante o mandato de Gilberto Gonçalves, ex-prefeito de Rio Largo, o município recebeu cerca de 90 milhões de reais em recursos originados desse mecanismo de distribuição de verbas. Segundo Glauber, os recursos foram canalizados por meio de emendas do ex-presidente da câmara dos deputados, Arthur Lira, que estavam vinculadas ao orçamento secreto.
O esquema envolvia empresas de fachada, que realizavam saques em dinheiro vivo para evitar a rastreabilidade dos valores. O montante retirado em espécie seria então entregue a operadores ligados à prefeitura de Rio Largo, que repassavam o dinheiro diretamente ao município. A operação visava ocultar a origem dos recursos, dificultando a fiscalização.
Em 2023, o ministro da Justiça, Flávio Dino, suspendeu a execução das emendas parlamentares vinculadas ao orçamento secreto, após uma denúncia formalizada pelo PSOL. Contudo, um levantamento revelou que Rio Largo continuaria a ser um dos maiores beneficiados com os recursos, com 18 milhões de reais destinados ao município, superando até a capital Maceió. A quantia foi alocada na comissão de turismo, embora nenhum deputado de Alagoas estivesse vinculado a essa comissão em 2024, o que acabou levantando mais suspeitas.
Glauber Braga contou ainda que prestou depoimento à Polícia Federal, e reiterou que espera que todos os envolvidos, desde os operadores "na ponta" até os responsáveis pela formulação do esquema, sejam devidamente responsabilizados, mencionando Arthur Lira como um dos possíveis responsáveis por esse desvio de recursos públicos.
Braga prestou depoimento na última quinta-feira, 13. Em uma entrevista à imprensa, ele detalhou pontos de seu depoimento e responsabilizou Arthur Lira pela falta de transparência no uso dos recursos.