SAÚDE
Justiça Federal em Alagoas realiza 4ª Triagem Diagnóstica de Autismo
Famílias serão atendidas no próximo sábado para reduzir fila de espera por diagnóstico
As famílias que buscam atendimento para parentes com suspeita de autismo e se inscreveram para participar da 4ª Triagem Diagnóstica de Autismo serão atendidas neste sábado, 26. A partir das 9h, acontece o evento promovido pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), com o objetivo de reduzir a espera da fila por diagnóstico do transtorno. A ação, organizada pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CAI) da JFAL, ofertará 50 atendimentos para famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, com casos de suspeita do transtorno do espectro autista (TEA). O evento ocorre no prédio sede da instituição, no bairro da Serraria, e será realizada com a participação voluntária de médicos e de instituições públicas.
A triagem diagnóstica é uma importante ferramenta de identificação do espectro autista, etapa essencial para o melhor desenvolvimento da criança com TEA. A partir do diagnóstico, no caso de resultado positivo, os devidos encaminhamentos são feitos pela Justiça Federal. A triagem também executa uma importante posição de apoio aos familiares. Com o laudo médico, é possível buscar a assistência necessária, como auxílio previdenciário e os devidos acompanhamentos.
Direitos e benefícios legais
Pessoas com TEA e suas famílias têm direito a diversos benefícios legais, como prioridade no atendimento, isenções fiscais e benefícios previdenciários e assistenciais, garantidos por normas como a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e Lei n ° 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão.
O Judiciário Federal desempenha um papel essencial na efetivação desses direitos, sendo frequentemente acionado para garantir acesso a tratamentos, medicamentos e benefícios sociais. A JFAL realiza anualmente a Triagem Diagnóstica de Autismo, desde 2022.