caso braskem

Ministra participa de audiência sobre impactos em mulheres pescadoras

Deputada propôs a audiência para discutir os efeitos socioambientais do desastre
Por Redação 28/04/2025 - 07:52
A- A+
Assessoria
Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa

Por iniciativa da deputada Fátima Canuto, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, estará em Maceió nesta segunda-feira, 28, às 14h, para debater as consequências do desastre ambiental causado pela Braskem sobre as mulheres que atuam na cadeia produtiva da pesca no estado.

A audiência visa discutir políticas públicas voltadas para questões econômicas, previdenciárias, segurança alimentar, saúde, violência e discriminação, temas que impactam diretamente pescadoras e marisqueiras alagoanas, conforme a Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

Em fevereiro deste ano, a ministra já havia visitado a Colônia de Pesca de Bebedouro, onde ouviu relatos de mulheres afetadas por um dos maiores crimes socioambientais em área urbana do mundo, resultante da exploração de sal-gema pela Braskem.

De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, em Alagoas, cerca de 20.643 pessoas dependem da pesca artesanal, sendo que 58% delas são mulheres, o que corresponde a aproximadamente 12 mil mulheres pescadoras, ou 1% da população feminina do estado.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato