EM MAIO

Técnicos da Ufal aprovam paralisações para pressionar governo federal

Categoria reivindica cumprimento integral do acordo firmado em 2024
Por Redação 01/05/2025 - 11:53
A- A+
Assessoria
Paralisações foram definidas por unanimidade em assembleia no Campus A. C. Simões, em Maceió
Paralisações foram definidas por unanimidade em assembleia no Campus A. C. Simões, em Maceió

Os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovaram, por unanimidade, a realização de três paralisações ao longo do mês de maio: nos dias 5, 21 e 22. A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa quarta-feira (30), no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A. C. Simões, em Maceió.

A categoria pressiona o Governo Federal a cumprir, integralmente, os pontos pendentes do acordo de greve firmado em 2024. Segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), ainda há nove itens em aberto, e o prazo final para que o Executivo apresente soluções é 31 de maio.

O dia 5 de maio, data da primeira paralisação, também marcará uma nova reunião entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fasubra, considerada decisiva pelo movimento sindical.

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) já comunicou as paralisações à reitoria da Ufal, à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), ao Hospital Universitário (HUPAA/EBSERH) e aos demais setores da instituição.

Após a assembleia, a coordenadora geral do Sintufal, Nadja Lopes, também se reuniu com médicos veterinários da Ufal para discutir demandas específicas do grupo, como parte da estratégia de ampliar o diálogo com todas as categorias da universidade.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato