ARAPIRACA

Arapiraca se mobiliza para comprar remédio para menino com doença rara

Richard precisa com urgência da dose única do medicamento que custa mais de R$ 17 milhões
Por Assessoria 05/05/2025 - 18:19
A- A+
Assessoria
Prefeito Luciano Barbosa mobilizou todo o secretariado e solicitou apoio para ajudar na campanha
Prefeito Luciano Barbosa mobilizou todo o secretariado e solicitou apoio para ajudar na campanha

Nascido em Palmeira dos Índios, o pequeno Richard Raphael Barbosa, de seis anos de idade, sofre de uma doença rara: a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). A síndrome causa fraqueza muscular, piora progressivamente e afeta os movimentos voluntários do corpo, as batidas do coração e a respiração do garoto.

Richard foi diagnosticado aos três anos de idade e, desde então, os pais do menino, os servidores públicos Leonice e Rubens, estão mobilizando a sociedade em busca de ajuda financeira para a compra do medicamento, que só é vendido nos Estados Unidos ao preço de U$ 4 milhões, ou seja, mais de R$ 17 milhões de reais no Brasil.

Na tarde desta segunda-feira, 5, Leonice, Rubens e Richard estiveram com o prefeito Luciano Barbosa, no Centro Administrativo Municipal de Arapiraca.

Sensível ao caso, o prefeito Luciano Barbosa mobilizou todo o secretariado de governo e solicitou apoio para ajudar na campanha em defesa da vida do pequeno Richard, que vive sob os efeitos de corticoides e fisioterapia.

“O nosso filho melhorou um pouco, mas os sintomas surgem e somente com o remédio descoberto nos Estados Unidos a doença pode estacionar e o Richard ter uma vida melhor”, exlicou Leonice Barbosa.

O medicamento Elevidys foi aprovado há cerca de um ano pelo FDA, nos Estados Unidos, e atua no nível genético e produz a proteína distrofina, que não é produzida adequadamente por quem tem a distrofia muscular.

Estamos confiantes em Deus que dará tudo certo. Agradecemos o apoio do prefeito Luciano Barbosa e dos secretários municipais que estão dispostos a nos ajudar”, afirmou Leonice Barbosa.

Ação judicial


Richard tem um prazo de oito meses para tomar a medicação e, por conta disso, os pais estão correndo contra o tempo.

Além de acionar à Justiça para que o Ministério da Saúde forneça o remédio, Leonice e Rubens estão tentando arrecadar o dinheiro via PIX na chave: [email protected], Banco do Brasil, sob controle de Leonice Barbosa da Silva.

Eles também colocaram os telefones para quem puder ajudar na campanha: (82) 9 9649-2095 e 9 9949-8293.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato