Operação Pedágio Norte
Polícia Federal realiza busca na sede de Prefeitura de São Luís do Quitunde
Apuração aponta indícios de irregularidades em repasses a empresa de locação de veículos
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 15, a Operação Pedágio Norte, com foco em apurar o possível desvio de recursos federais repassados a uma prefeitura alagoana, por meio de um contrato com uma empresa de locação de veículos firmado entre 2020 e 2024.
Embora a PF não confirme oficialmente qual município está diretamente envolvido, apuração do EXTRA revelou que viaturas da corporação realizaram busca e apreensão na sede da Prefeitura de São Luís do Quitunde, no Litoral Norte do estado.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís do Quitunde, Paripueira, Maceió e Satuba. A Justiça também determinou o sequestro de bens que ultrapassam R$ 8 milhões, além de aplicar medidas cautelares diversas da prisão.
De acordo com a investigação, os recursos públicos teriam sido desviados por meio de transferências realizadas pela empresa para um familiar de servidor do município contratante. Além disso, saques em espécie nas contas da empresa levantaram suspeitas sobre possíveis repasses ocultos de valores.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O inquérito segue sob sigilo.