Clima

Chuvas afetam abastecimento de água em sete municípios em Alagoas

Mananciais são afetados com materiais sólidos que inviabilizam tratamento da água para distribuição
Por Tamara Albuquerque 19/05/2025 - 12:36
A- A+
Ascom Casal
Operação do Sistema Coletivo do Agreste
Operação do Sistema Coletivo do Agreste

As fortes chuvas que caem em Alagoas provocaram a suspensão do abastecimento de água nos municípios de Anadia, Maribondo, Ibateguara e Passo do Camaragibe nesta segunda-feira,19. Com as chuvas, a água bruta que é captada na natureza, perdeu qualidade. Os mananciais foram afetados por material sólido fazendo com que a água sofresse alteração na turbidez e na coloração.

Segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) cada caso está sendo acompanhado, mas as atividades dos sistemas de abastecimento dos quatro municípios só serão restabelecidas quando a água bruta melhorar a qualidade a ponto de viabilizar o tratamento para ser repassada para a empresa Verde Alagoas, responsável pela distribuição do produto à população.

O município de Capela também teve o abastecimento interrompido por causa de um entupimento de uma tubulação ocorrido no domingo. A tubulação vai da barragem até a estação de tratamento de água (ETA) do sistema de abastecimento desse município e uma vez entupida, provocou aumento do nível da água do manancial, impossibilitando a atuação dos técnicos até que esse volume diminua.

Outro município que está sem abastecimento é Joaquim Gomes. Técnicos da Casal aguardam que a altura da água diminua para desobstruírem o crivo da estação de captação, após o que o sistema de abastecimento do município será reativado.

A chuva também interrompeu atividades dos Sistemas Mata do Rolo, em Rio Largo, Cachoeira, em Murici, e Osório, em Messias. O aumento da turbidez da água nos mananciais utilizados pela Casal comprometeu o processo de tratamento, podendo deixar o abastecimento deficiente em algumas regiões desses municípios.

Em Rio Largo, os bairros impactados incluem Mata do Rolo, Centro, Cachoeira, Alto do Ginásio, Mutirão, Alto São Miguel e Lourenço de Albuquerque. Já em Messias, os locais atingidos são os bairros Jarbas Maia, Ares Central, Teotônio Vilela e parte do Centro. Em Murici, o fornecimento pode ficar comprometido nos conjuntos Pedro Tenório e Olavo de Calheiros.


Encontrou algum erro? Entre em contato