Clima
Chuvas afetam abastecimento de água em sete municípios em Alagoas
Mananciais são afetados com materiais sólidos que inviabilizam tratamento da água para distribuição
As fortes chuvas que caem em Alagoas provocaram a suspensão do abastecimento de água nos municípios de Anadia, Maribondo, Ibateguara e Passo do Camaragibe nesta segunda-feira,19. Com as chuvas, a água bruta que é captada na natureza, perdeu qualidade. Os mananciais foram afetados por material sólido fazendo com que a água sofresse alteração na turbidez e na coloração.
Segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) cada caso está sendo acompanhado, mas as atividades dos sistemas de abastecimento dos quatro municípios só serão restabelecidas quando a água bruta melhorar a qualidade a ponto de viabilizar o tratamento para ser repassada para a empresa Verde Alagoas, responsável pela distribuição do produto à população.
O município de Capela também teve o abastecimento interrompido por causa de um entupimento de uma tubulação ocorrido no domingo. A tubulação vai da barragem até a estação de tratamento de água (ETA) do sistema de abastecimento desse município e uma vez entupida, provocou aumento do nível da água do manancial, impossibilitando a atuação dos técnicos até que esse volume diminua.
Outro município que está sem abastecimento é Joaquim Gomes. Técnicos da Casal aguardam que a altura da água diminua para desobstruírem o crivo da estação de captação, após o que o sistema de abastecimento do município será reativado.
A chuva também interrompeu atividades dos Sistemas Mata do Rolo, em Rio Largo, Cachoeira, em Murici, e Osório, em Messias. O aumento da turbidez da água nos mananciais utilizados pela Casal comprometeu o processo de tratamento, podendo deixar o abastecimento deficiente em algumas regiões desses municípios.
Em Rio Largo, os bairros impactados incluem Mata do Rolo, Centro, Cachoeira, Alto do Ginásio, Mutirão, Alto São Miguel e Lourenço de Albuquerque. Já em Messias, os locais atingidos são os bairros Jarbas Maia, Ares Central, Teotônio Vilela e parte do Centro. Em Murici, o fornecimento pode ficar comprometido nos conjuntos Pedro Tenório e Olavo de Calheiros.