seis meses depois
Acidente na Serra da Barriga: ônibus poderá ser removido por guindastes
Trâmites para contratação da empresa que realizará o içamento já foram iniciadosA retirada do ônibus que caiu na Serra da Barriga, em União dos Palmares, em novembro do ano passado, deve ser realizada por meio do içamento com dois guindastes de grande porte. A decisão foi discutida durante reunião realizada nesta quarta-feira, 21, no Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Com o difícil acesso ao local onde o veículo está, o poder público acionou o DER para apoio técnico, tanto por questões ambientais quanto para viabilizar a realização da perícia. Um laudo mais completo sobre as causas do acidente, que deixou 20 mortos, só poderá ser elaborado após a análise de peças específicas do ônibus, o que depende da remoção.
De acordo com o perito criminal Nivaldo Cantuária, chefe de Identificação Veicular do Instituto de Criminalística (IC), diversas formas foram estudadas, porém, o içamento é considerado o método mais seguro. Ele conta que o plano é desvirar o ônibus e tracioná-lo até o alto da Serra da Barriga.
O diretor-presidente do DER, Iran Menezes, informou que os trâmites para contratação da empresa que realizará o içamento já foram iniciados. A reunião contou com representantes do Instituto de Criminalística, da prefeitura de União dos Palmares e do DER.