SAÚDE

HU admite falhas em cirurgias oftalmológicas em AL e MPF pede monitoramento

Falhas ocorreram porque apenas um profissional realizava orbitotomia com osteotomia
Por Redação com MPF 10/07/2025 - 10:13
A- A+
EBSERH
HU admite falhas em cirurgias oftalmológicas em AL e MPF pede monitoramento
HU admite falhas em cirurgias oftalmológicas em AL e MPF pede monitoramento

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes reconheceu, na quarta-feira, 9, falhas na realização de cirurgias oftalmológicas entre 2021 e 2023. Em reunião, o MPF solicitou dados para acompanhar a regularização dos procedimentos em pacientes com suspeita de neoplasia maligna.

As falhas ocorreram porque apenas um profissional realizava orbitotomia com osteotomia, técnica usada em casos de neoplasias oculares. Após a substituição, o hospital informou ter reestruturado o serviço, agora feito por cirurgião de cabeça e pescoço.

O HU afirmou que voltou a realizar as cirurgias, mesmo sem contrato formal com o gestor do SUS, e que não há fila de espera. O MPF requisitou a lista de procedimentos feitos em 2024 e 2025 para fiscalizar a retomada do serviço.

A unidade destacou ser a única em Alagoas com banco de olhos e residência médica em oftalmologia, sendo referência em casos complexos. O MPF continuará acompanhando para garantir o atendimento pelo SUS.

“A atuação do MPF tem como foco assegurar que o atendimento à população ocorra de forma contínua, ética e responsável. Situações de interrupção de serviços essenciais, especialmente em casos oncológicos, representam riscos concretos à vida e à saúde dos pacientes. O monitoramento continuará até que tenhamos plena confiança na estabilidade e efetividade do atendimento prestado”, afirmou a procuradora da República Júlia Cadete.


Encontrou algum erro? Entre em contato