Avança Ideb!
Prefeitura lança projeto para elevar indicadores educacionais de Marechal
Iniciativa tem como foco os estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental
A Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro, em Alagoas, investe em novo projeto para fortalecer a área lançando o Avança IDEB, uma iniciativa que busca enfrentar os desafios da aprendizagem nas escolas municipais e elevar os indicadores educacionais do município.
A proposta é fruto de uma pactuação entre professores, gestores, estudantes, famílias e toda a comunidade escolar, unindo esforços em prol de uma educação pública de qualidade, com equidade e significado. Entre os principais objetivos está o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com metas claras: alcançar 6,9 nos Anos Iniciais e 5,9 nos Anos Finais.
No lançamento da proposta, o prefeito André Bocão reforçou o compromisso pessoal com o avanço na educação e os investimentos na pasta. “Eu sou um apaixonado pela educação, e hoje, de maneira simbólica, nós literalmente vestimos a camisa da educação. Eu acredito em cada um dos profissionais que está aqui, e nós vamos avançar ainda mais, com muita humildade, muita união, compromisso e, acima de tudo, amor por nossa gente, pelo povo de Marechal Deodoro”, afirmou.
O projeto tem como foco os estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, oferecendo aulas regulares de Língua Portuguesa e Matemática, com apoio do material complementar “Despertar Saberes”, alinhado à Matriz de Referência do SAEB. Além disso, o Avança IDEB prevê um planejamento pedagógico padronizado e colaborativo, com formações continuadas para os professores e intervenções específicas para elevar os níveis de proficiência dos alunos.
Mais do que uma estratégia para melhorar indicadores, o projeto representa um compromisso da gestão com o direito de aprender de cada estudante deodorense. A Prefeitura reforça a importância do engajamento coletivo para transformar a realidade educacional do município e garantir um futuro com mais oportunidades para todos.