TRÂNSITO
Dnit cancela multas de faixa de acesso ao campus da Ufal, em Maceió
Caso foi revelado inicialmente pelo EXTRA após denúncia de Servidores e estudantes
A Superintendência Regional do Dnit em Alagoas decidiu cancelar multas aplicadas a motoristas que passaram pela faixa P-D-3 no acesso ao Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. A medida foi tomada após ofício encaminhado pelo reitor Josealdo Tonholo.
Segundo o superintendente em exercício, Nícolas Souto, o cancelamento ocorreu porque a sinalização existente poderia gerar "dúvidas razoáveis" aos condutores. O Dnit esclareceu que a decisão vale só para autuações na faixa P-D-3.
A autarquia enviou ao reitor uma lista com os autos de infração já cancelados. Relatos da comunidade acadêmica indicam que os pedidos de cancelamento feitos até agora foram aceitos.
O Dnit pediu à empresa responsável pelo radar que suspenda a autuação por avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa até nova análise. O objetivo é evitar novas penalidades causadas por interpretações da sinalização.
Além disso, será reforçada a sinalização horizontal no trecho para indicar melhor o sentido do fluxo de veículos. Nas demais faixas da via, o monitoramento eletrônico segue normalmente.
O caso foi revelado inicialmente pelo EXTRA. Servidores e estudantes denunciaram que começaram a receber multas após mudança na sinalização que exigiu respeito ao semáforo até para quem entra à direita.
“Fiquem atentos/as para não serem multados pelo DNIT", alertava mensagem compartilhada entre alunos e servidores. As autuações passaram a chegar no fim de abril, gerando críticas pela falta de aviso prévio.
O pró-reitor Wellington Pereira levou o tema ao diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão. O senador Fernando Farias apoiou o pedido de cancelamento e destacou a ausência de campanhas educativas sobre a mudança.
O Dnit orientou motoristas multados a recorrer seguindo os trâmites descritos na notificação. Em nota, reafirmou "compromisso com a segurança viária e a transparência no diálogo com a sociedade".