Cuidados
Profissionais da Santa Casa de Maceió são capacitados para desospitalização
Foco é definir o fluxo de encaminhamento de pacientes ao Serviço de Atenção Domiciliar
A equipe multidisciplinar da Santa Casa de Maceió recebeu técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para uma capacitação sobre o fluxo de encaminhamento de pacientes ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A iniciativa integra o matriciamento do Programa Melhor em Casa, promovido pelo Ministério da Saúde, e tem como objetivo fortalecer a articulação entre os hospitais e a rede de atenção básica à saúde.
O encontro foi realizado no último dia 17, na sede do complexo hospitatar. “Com a capacitação pudemos saber mais sobre a forma e os critérios dos pacientes elegíveis para a desospitalização, para que eles possam retornar ao seu domicílio de forma segura e de forma integral para a rede básica de saúde”, destacou Somaya Lemos, coordenadora do Serviço Social da Santa Casa de Maceió.
Durante o encontro, profissionais do Serviço Social, enfermagem, e gerenciamento de leitos da Santa Casa de Maceió foram orientados sobre a identificação precoce de pacientes com perfil para atendimento domiciliar. “A proposta é que, ao reconhecer que um usuário possui condição clínica estável, mas ainda exige cuidados específicos — como fisioterapia, curativos e suporte de enfermagem — a equipe multidisciplinar possa sinalizar a elegibilidade para o serviço”, disse Somaya.
O processo ocorre após a sinalização do hospital, quando o médico realiza uma avaliação detalhada e, havendo indicação para o SAD, a solicitação é formalizada por meio de um formulário. Em até 48 horas, a equipe do serviço realiza a visita domiciliar para confirmação.
Caso o paciente atenda aos critérios do programa, ele passa a ser acompanhado em casa, conforme suas necessidades, garantindo segurança, continuidade e humanização no cuidado.“Agradeço bastante à Santa Casa por esse momento de matriciamento em que a gente se coloca enquanto serviço, entendendo a importância de trazer o que é o serviço de atenção domiciliar junto aos hospitais nesse processo de desospitalização, que é um importante procedimento do atendimento dos pacientes nas suas casas”, disse Verônica Duda, assistente técnica do SAD.
A equipe de desospitalização da Secretariade Saúde de Maceió é formada por médico, enfermeiro, nutricionista fisioterapeuta, assistente social, administrativo, motorista, supervisores, apoio técnico e coordenação. “Esse trabalho se baseia em quatro pilares definidos pelo Ministério da Saúde: redução da permanência hospitalar, otimização dos custos da rede de atenção básica, diminuição da demanda hospitalar, e humanização do cuidado com valorização da autonomia do paciente”, destaca a coordenadora do Serviço Social.