ACIDENTE
Criança de 3 anos é resgatada se afogar em piscina em Paripueira
Menina foi socorrida e levada de helicóptero ao HGE em Maceió
Uma criança de 3 anos foi resgatada com vida após se afogar em uma piscina no município de Paripueira, Litoral Norte de Alagoas, na manhã de sexta-feira, 1º.
A menina foi encontrada pela família no fundo da piscina e levada imediatamente ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), onde recebeu os primeiros socorros. Com o agravamento do quadro clínico, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Após ser reanimada, a criança foi transferida pelo helicóptero Falcão 05 e repassada à equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) – UTI Móvel. Ela foi intubada, medicada, estabilizada e encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde segue em tratamento.
O atendimento fez parte das ações do Programa Salva Mais, coordenado pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), que integra Samu e Corpo de Bombeiros em ocorrências aeromédicas.
“A agilidade das equipes do Programa Salva Mais, aliada ao trabalho da equipe da USA, foi essencial para garantir um atendimento adequado que salvou a vida da criança”, disse a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.
Como agir em caso de afogamento
O Samu orienta que, ao encontrar uma criança ou adolescente submerso, a primeira ação deve ser retirá-lo da água, verificar se responde a estímulos e se respira. Caso não respire, é fundamental iniciar RCP (compressões torácicas e ventilação boca a boca, se possível) e acionar o Samu pelo 192 ou os Bombeiros pelo 193.
Se a vítima estiver inconsciente, mas respirando, deve ser colocada em posição lateral de segurança até a chegada do socorro. O Samu alerta que nunca se deve sacudir a criança ou usar técnicas caseiras para retirar água, pois isso pode agravar o quadro.
Prevenção salva vidas
Afogamentos são silenciosos e podem ocorrer em poucos segundos. Por isso, o Samu reforça que crianças nunca devem ficar sozinhas perto de piscinas, rios ou outros ambientes com água. A instalação de barreiras de proteção, uso de coletes salva-vidas e supervisão constante são essenciais para evitar tragédias.
Em caso de urgência, ligue 192. A resposta rápida pode salvar vidas.