DECISÃO
BC confirma bloqueio de contas e Pix de ex-assessor de Moraes
Eduardo Tagliaferro é acusado de repassar informações sigilosas do STF à imprensa
O Banco Central informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o cumprimento da ordem de bloqueio de contas bancárias, ativos financeiros, cartões e chaves Pix de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do magistrado. A informação foi enviada por ofício ao STF e registrada no processo nesta segunda-feira, 4. As informações são do site Metrópoles.
Segundo o documento, a decisão de Moraes foi encaminhada a todas as instituições financeiras, e as medidas foram adotadas no dia 31 de julho. “Confirmo que as chaves Pix vinculadas ao CPF do investigado, registradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), foram bloqueadas por esta autarquia em 31 de julho de 2025”, diz o ofício.
Tagliaferro atuou como assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, ligada à Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre agosto de 2022 e julho de 2023, durante a gestão de Moraes. Ele é apontado pela Polícia Federal como responsável pelo vazamento de informações do gabinete do ministro ao jornal Folha de S.Paulo. O ex-assessor nega as acusações.
A PF o indiciou por violação de sigilo funcional com prejuízo à Administração Pública. Após deixar o cargo, ele deixou o Brasil e foi visto na Itália, onde comemorou com champanhe a decisão do governo dos Estados Unidos, sob gestão de Donald Trump, de aplicar sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky, segundo revelou a coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.