polícia
Megaoperação combate venda ilegal de medicamentos em AL e mais 11 estados
Quadrilha movimentou R$ 25 mi com comercialização clandestina de anabolizantes e emagrecedores
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã desta terça-feira, 5, uma operação de grande escala para desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação e venda ilegal de medicamentos.
A ação ocorre simultaneamente em São Paulo e outros 11 estados, incluindo Alagoas, e mira a produção e comercialização clandestina de substâncias como anabolizantes e emagrecedores.
Ao todo, estão sendo cumpridos 85 mandados de busca e apreensão e 35 de prisão. Segundo as investigações, o grupo operava por meio de uma empresa sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vendia os produtos diretamente ao consumidor, sem a exigência de receita médica.
De acordo com o delegado Ronald Quene, responsável pela operação, a quadrilha movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos. “As equipes se deslocaram às 6h, logo após uma reunião de alinhamento, para o cumprimento dos mandados de busca e prisões temporárias”, afirmou.
Em São Paulo, 57 mandados são executados em diversas cidades, como a capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, São Caetano do Sul e Campinas. A operação conta com o apoio de todos os Departamentos de Polícia Judiciária do estado, mobilizando 255 equipes formadas por três agentes cada.
Além de Alagoas, a ofensiva também ocorre no Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.