Novo serviço
Segurança Pública lança site 190 para atendimento de emergências
Plataforma deve ser usada para acionar guarnições da Polícia Militar em situações de flagrante
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas disponibilizou uma plataforma on-line para atendimento de ocorrências de emergências através do número 190. Além do contato telefônico, a população poderá acionar as equipes que atuam nas ruas diariamente pelo site 190.seguranca.al.gov.br.
O serviço funcionará 24h e contará com uma triagem feita através dos agentes do Programa Ronda no Bairro, como já ocorre no teleatendimento feito na capital, em uma parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
Os agentes vão averiguar os chamados de urgência e encaminhar diretamente para as mesas de despachos das unidades da Polícia Militar responsáveis pelo policiamento nas localidades dos fatos.
“É a ampliação de um serviço que já temos em uma parceria com a Seprev. O 190 é o contato direto com as equipes que estão na rua para o serviço emergencial e contará agora com um site para localidades de difícil comunicação telefônica ou para quando houver registro de instabilidades para determinadas operadoras”, afirmou o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, Patrick Madeiro.
Um painel será colocado na página principal da SSP (seguranca.al.gov.br), bem como na biografia do Instagram oficial (@segurancaal) para facilitar ainda mais o contato com a população. Vale ressaltar que a nova plataforma também conta recursos assistivos e de tradução de textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o apoio do Hand Talk, a SSP possibilita o direito de acesso total à informação.
Passo a passo para acionar o 190 pela internet:
* Após acessar o site 190.seguranca.al.gov.br, a pessoa precisará digitar um código para verificação de segurança;
* Em seguida, é necessário selecionar o tipo de solicitação com base na ocorrência flagrada naquele momento;
* Preenche os dados relacionados ao endereço do fato;
* Inclui informações pessoais, adiciona o telefone (para que a equipe possa entrar em contato com o solicitante, caso seja necessário) e descreve o fato flagrado;
* E por fim, envia a solicitação à SSP. A partir daí, a ocorrência será direcionada às guarnições mais próximas.
Vale reforçar que passar trote é crime. Conforme a legislação vigente, quem comunica uma falsa ocorrência pode receber uma pena de um a seis meses de detenção, além de multa.
A SSP também informa que o canal disquedenuncia.seguranca.al.gov.br permanece disponível, mas para situações que não são emergenciais. Para contribuir com o trabalho das forças policiais, os cidadãos podem denunciar diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas, roubos ou a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça. Além do site, as informações que seguem anônimas e gratuitas também podem ser repassadas através do número 181 e do aplicativo Disque Denúncia Alagoas.