JUSTIÇA

Marluce Caldas, primeira ministra alagoana no STJ, toma posse nesta quinta

Escolha contou com articulações que envolveram adversários, como Arthur Lira e Renan Calheiros
Por Bruno Fernandes 04/09/2025 - 08:30
A- A+
Gustavo Lima / STJ
 Maria Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão
Maria Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão

O Superior Tribunal de Justiça realiza, nesta quinta-feira, 4, às 18h, a posse de seus novos ministros, Maria Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão. Os dois foram indicados pelo presidente da República em 20 de agosto e tiveram as nomeações aprovadas pelo Senado Federal.

A cerimônia é restrita a convidados e à imprensa, mas será transmitida pelo canal do STJ no YouTube.

Maria Marluce Caldas é a primeira alagoana a ocupar uma cadeira no STJ. Ela é tia do prefeito de Maceió, JHC, que apoiou sua nomeação.

A escolha contou com articulações que envolveram adversários em Alagoas, como o deputado Arthur Lira, o senador Renan Calheiros e o ministro Renan Filho que chegou a ligar para o prefeito para parabenizar pela articulação, como revelou o EXTRA.

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas em 1982, Marluce ingressou no Ministério Público de Alagoas em 1986. Em 2021, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça. Fez carreira na área criminal e de direitos humanos e ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz, em outubro de 2023.

Carlos Pires Brandão atuava como desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região desde 2015. Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí, assume a cadeira deixada pela ministra Assusete Magalhães, aposentada em janeiro de 2024.


Encontrou algum erro? Entre em contato