MEIO AMBIENTE
Tartaruga resgatada em Alagoas em fevereiro é devolvida ao mar; assista
Animal havia sido encontrado debilitado por uma equipe do Instituto Biota
A tartaruga-verde, resgatada em fevereiro na praia de Carro Quebrado, retornou ao mar após meses de reabilitação nesta terça-feira, 8.
O animal havia sido encontrado debilitado por uma equipe do Instituto Biota, com sinais de afogamento e pneumonia crônica, e recebeu cuidados intensivos antes de ser reintroduzido à natureza.
O resgate e a reabilitação foram realizados pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) do instituto, com acompanhamento do IMA e do Ibama.
Durante o processo, o animal passou por exames, tratamentos médicos e acompanhamento veterinário para recuperação da saúde.
Foi realizado um procedimento de esofagostomia conduzido pelo veterinário André Brum, financiado por Roberto Klabin. A técnica permitiu a alimentação assistida por sonda, garantindo a recuperação clínica da tartaruga até que estivesse apta para voltar ao habitat natural.
Após apresentar melhora e estar apta ao retorno, o animal foi reintroduzido ao mar na praia de Guaxuma, seguindo seu caminho natural.



